Entenda por que monitorar o consumo de energia elétrica

Grupo Gera > Gestão de Energia > Entenda por que monitorar o consumo de energia elétrica

Quando empresas em geral agem sobre energia elétrica, se orientam para redução de custos e aumento de eficiência. Para isso, é importante entender como realizam o seu consumo. A ação ideal para começar é utilizar equipamentos de medição de energia elétrica, a fim de observar o consumo ao longo do período.

Porém, para que isso seja possível, é necessário que o monitoramento seja sistematizado e contínuo, permitindo que o processo de tomada de decisão seja mais assertivo e seguro, guiando a empresa para alcançar a eficiência energética. Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura deste texto!

O que é o monitoramento do consumo de energia elétrica?

O monitoramento do consumo de energia elétrica vai muito além de simplesmente saber o valor médio das contas com eletricidade ou de analisar e entender valores discriminados na fatura, ou observar os dados históricos provenientes das concessionárias. Afinal, além de saber quais dados são realmente relevantes, é essencial saber organizá-los a fim de construir um perfil de consumo.  

Como esse processo de monitorar o consumo elétrico não é muito conhecido, poucas são as empresas que, de fato, o implementam.

Então, em que consiste o monitoramento do consumo de energia elétrica? Esse controle se traduz em ler remotamente os dados de consumo, simplificando a gestão e potencializando o retorno. A partir dessas informações, é possível tornar os processos mais rentáveis, por meio do alcance de eficiência energética e da redução dos custos.

O monitoramento de consumo é realizado em tempo integral, podendo ser logo após ou próximo ao momento de consumo — por meio de ações automatizadas que registram e processam todos os dados relevantes de consumo. Essa é uma solução que permite que os gestores tenham pleno conhecimento sobre:

  • como está sendo o consumo de energia elétrica;
  • quais são os equipamentos, processos e/ou setores que apresentam maior consumo;
  • onde estão os gargalos que resultam em resultados inferiores;
  • quais são os principais pontos de economia.

Como o monitoramento pode ser feito

O monitoramento da energia elétrica pode ser feito por meio da integração de softwares e hardwares que sejam especializados para esse fim, assim como por sensores de medição, de inteligência computacional ou de conectividade. Por meio dessa tecnologia, é possível visualizar e analisar as diversas informações que formam um banco de dados sobre o consumo energético em uma empresa. 

Dessa forma, a leitura pode ser tanto remota, com o uso de hardwares medidores ou de dados que são coletados através de medições de corrente e tensão dos circuitos elétricos e enviados para um software de gestão. Esse software de gestão pode ser uma plataforma que permite processar e armazenar os dados, a fim de transformá-los em indicadores que apontarão o perfil de consumo elétrico e otimizarão o processo de tomada de decisão.

Mediante o uso desses softwares e/ou hardwares, é possível saber praticamente em tempo real sobre o consumo de energia elétrica e, se necessário, tomar decisões e implementar mudanças, reduzindo os custos e a ineficiência assim que ocorrem — mitigando ou evitando prejuízos. 

Sendo assim, monitorar o consumo de energia elétrica em tempo real ou próximo do real proporciona tanto a utilização eficiente e inteligente dos dados de consumo, como possibilita que isso seja feito assim que um desvio é visualizado. Além disso, é possível realizar projeções de consumo, fazer medições por setores, produtos ou equipamentos e, também, obter opções automatizadas, como o envio de e-mails e relatórios. 

Gostou deste texto? Quer ficar por dentro de mais assuntos e conteúdos interessantes como este? Então, aproveite a visita ao blog e siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Linkedin e no Instagram.